RESUMO  DOS PROJETOS

 

 O professor Paulo Borges, líder do Projeto Cultural Osprof, inova em palestras divertidas e musicais, juntando assuntos delicados com canções americanas e brasileiras, conduzindo a audiência em uma viagem cultural, ao mesmo tempo saudosista e moderna.

Usando sua voz de baixo profundo, sua experiência de mais de 35 anos como professor e sua vivência coorporativa em diversas instituições, o professor Paulo Borges se dirige ao público fazendo um convite à reflexão para o comportamento pessoal no novo mundo coorporativo,discorrendo sobre assuntos atuais e relevantes .

 

SHOW 1 

“4 por 4, storytelling – eu tenho uma boa estória pra te contar.”

A palestra show “4 por 4, storytelling – eu tenho uma boa estória pra te contar.” foi baseada nas nuances do mundo coorporativo moderno.

O novo mundo coorporativo na chamada quarta revolução industrial;

A adolescência das startups;

A atenção demasiada às críticas negativas ou positivas;

As redes sociais e os assuntos delicados;

A arte do storytelling nas vendas em geral;

O desatrelamento da felicidade ao dinheiro e a real conectividade com o prazer de ser produtivo;

Gray hair - o retorno da experiência;

O otimismo profissional como motivador conectado ao poder da palavra;

A eterna auto análise pessoal e a capacidade da auto reinvenção;

A criação do personagem coorporativo;

A temida entrevista em inglês;

A complementação e convívio das gerações dentro do mesmo mundo coorporativo;

A importância do líder motivador;

A arte do delegar e cobrar;

A atitude realizadora contra o anti-arrependimento;

A arte de valorizar e focar no seu melhor;

A importância da formação de equipe;

A valorização do funcionário;

Gratidão – o exercício contínuo do desenvolvimento pessoal;

O pensamento captador;

A importância de passar as informações de metas para a equipe;

O Brain Storm funciona mesmo ou eu que faço errado?;

A reciclagem física, emocional e profissional;

O poder da escolha;

A autoconfiança, a dificuldade do primeiro passo;

O perigo do superego;

A adaptação às novas realidades;

A verdadeira função do marketing;

A empresa como um relógio – eterna disputa entre vendas e produção.
 

A intenção do projeto, entretanto, não é somente a comunicação empresarial. O Projeto Cultural Osprof, tem também como meta a revitalização cultural, trazendo também como foco o incentivo ao aprendizado da língua inglesa, um fator relevante ao mercado interno, posto que no Brasil somente 3% da população é considerada fluente nesse idioma tão usado mundialmente.


A abertura e fechamento da palestra conta com árias de óperas em italiano, O Barbeiro de Sevilha e Don Giovanni respectivamente, tentando resgatar a admiração e a aproximação com a música clássica, através dos compositores Rossini e Mozart.

 

Como primeira parte da palestra, trazemos de volta o repertório de Nelson Gonçalves, segundo maior recordista de vendas de discos no Brasil; sua importância para a música; sua constante reinvenção; seu legado cultural, constituído por ótimos compositores como Adelino Moreira e Sergio Bittencourt, entre outros. Também vale notar a referência ao grande músico brasileiro Jacob do Bandolim.

 

Na sequência, o projeto passeia pelo repertório do grande cantor e ator Elvis Presley. Considerado um monstro sagrado da música e do cinema mundiais, esse garoto branco com voz negra influenciou, e continua influenciando, várias gerações de fãs e artistas pelo mundo todo. Nota-se que o repertório é interpretado por um professor de inglês com mais de 30 anos de experiência na arte do ensino e da motivação, inspirando a audiência ao aprendizado da língua inglesa.

 

A terceira parte da palestra é dedicada ao grande compositor, maestro, pianista e cantor brasileiro Tom Jobim. Sua influência cultural, única entre artistas brasileiros, que levou nossa cultura a outros países, encorajando ícones como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, entre outros, a interpretarem sua tão amada Bossa Nova. Nomes como João Gilberto e outros grandes intérpretes são homenageados nessa viagem cultural - com humor, modernidade e simpatia.

 

Como encerramento, dedicamos uma parte ao mito Frank Sinatra. Sua incrível vida, que começou em Hoboken, no estado de Nova Jersey, como menino pobre e terminou em Los Angeles, Califórnia, como astro mundialmente consagrado.


Portanto, a intenção do Projeto Cultural Osprof é a completa integração entre palestra motivacional, comportamento coorporativo, cultura musical e aprendizado da língua inglesa,
tudo isso dentro do mesmo projeto, incentivando a musicalidade e a interação pessoal.

 

 

 SHOW 2

 “Eu sou o samba. A voz e a inspiração do Brasil”

A palestra show “Eu sou o samba. A voz e a inspiração do Brasil.”, é a segunda palestra da série Storytelling, idealizada pelo professor Paulo Borges, líder do Projeto Cultural Osprof; na arte de inspirar pessoas e foi baseada nas nuances do mundo coorporativo moderno, tendo como base grandes intérpretes e compositores brasileiros.

Discorrendo sobre assuntos atuais e relevantes como:

A importância do bom humor no ambiente coorporativo;

A necessidade da compensação profissional;

O papel do verdadeiro líder – a inspiração profissional;

A importância do reconhecimento de talentos;

O poder da criatividade pessoal e coorporativa;

Dedicação e foco; A eterna busca pela reinvenção pessoal e profissional;

Gray-hair, o preconceito da idade;

A coragem da ousadia como ferramenta de busca de mercados;

A cultura geral como ferramenta institucional;

O respeito pelo concorrente;

A sofisticalização do produto – quando ela é necessária?

O empoderamento pela voz e presença pessoal;

A importância das parcerias pessoais e profissionais;

Como ser claro na vida profissional?

A valorização do passado pessoal como definição de metas futuras;

A verdadeira e comprovada importância ao pessoal do pessoal de backstage

A sinceridade como ferramenta para o sucesso;

A arte da comunicação com todas as tribos;

O líder nato – assuma seu papel, se exponha!

A necessidade da independência intelectual e profissional;

A escolha do mercado ideal;

A valorização dos sonhos na realização profissional.

O professor Paulo Borges, juntamente com o Projeto Cultural Osprof, traz o bom humor como foco de entretenimento e aprendizado, usando uma oratória simples e despretensiosa, capaz de prender a atenção do público, enaltecendo as várias opções musicais brasileiras e, neste caso, tendo o ritmo samba (e todas as suas variações), como carro chefe.

Idealizada em parceria com o produtor artístico Silvio Tadeu, o projeto busca primariamente interagir com as grandes empresas nacionais, podendo ser também performada em empresas recém-chegadas ao Brasil, levando e enaltecendo um pouco da cultura brasileira através de grandes artistas como:

Noel Rosa, Paulinho da Viola, Zeca Baleiro, Raça Negra, Eliana de Lima, Papas da Língua, Dona Onete, Elza Soares, Adriana Calcanhoto, Letrux, Benito di Paula, Elis Regina, Antônio Villeroy, Ângela Ro Ro, Chico Buarque, Vevê Calazans, Zeca Pagodinho, Moreira da Silva, Caetano Veloso, Alcione, Adoniran Barbosa e Vinícius de Moraes.

A intenção do projeto é valorizar a cultura e os grandes artistas (alguns desconhecidos) brasileiros. O projeto Cultural Osprof acredita que, somente reconhecendo nossa cultura artística, nossos profissionais e nossa criatividade produtiva, será possível a projeção do nosso país como potência no mercado mundial.

Com figurino e cenário idealizados pelo talentoso produtor Silvio Tadeu que teve como inspiração as raízes brasileiras, particularmente na cultura afro, a produção coloca como tema central a maior contribuição brasileira para a música mundial: O SAMBA. A identidade brasileira e o reconhecimento dos valores nacionais.